EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA

EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA

Minhas Visitas

contador de visitas gratis

A Origem da Fotografia

A PRIMEIRA PESSOA NO MUNDO A TIRAR UMA FOTOGRAFIA SE A DEFINIMOS COMO IMAGEM INALTERAVEL, PRODUZIDA PELA AÇÃO DIRETA DA LUZ, FOI JOSSEPH NIEPCE, EM 1826.

DEPOIS EM 1835, QUANDO LOUIS DA GUERRE APANHOU UMA CHAPA REVESTIDA COM PRATA E SENSIBILIZADA COM IODETO DE PRATA. EM 1837, ELE JÁ HAVIA PADRONIZADO ESSE PROCESSO NO QUAL USAVA CHAPAS DE COBRE SENSIBILIZADAS COM PRATA E TRATADAS COM VAPORES DE IODO E REVELAVA A IMAGEM LATENTE, EXPONDO À AÇÃO DE MERCÚRIO AQUECIDO. PARA TORNAR A IMAGEM INALTERAVEL, BASTAVA SIMPLESMENTE SIBMERGI-LA EM UMA SOLUÇÃO DE SAL DE COZINHA.

MAIS FOI UM INGLES, FOX TALBOT, QUE PARA A PRODUÇÃO DE UM NÚMERO INDETERMINADO DE CÓPIAS.



Fotografia - As Melhores Fotos do Flickr

ORAÇÃO DO FOTÓGRAFO

Senhor,
Fazei de mim um bom profissional
Onde houver alegria
Que eu possa fotografá-la
Onde houver um pôr-do-sol
Que eu tenha a sensibilidade de alcançá-lo
Através da câmera mágica do meu olhar atento...
Que eu possa estar onde as imagens precisam ser eternizadas
Que eu tenha ética para jamais deturpá-las
Que eu seja justo ao precificá-las.

Ó mestre,
Fazei com que eu procure cada vez mais o conhecimento
Sem perder jamais o sentimento
Do quão sensível deve ser
O coração daquele que fotografa...
Fazei com que eu possa através das imagens
Tristes ou Alegres,
Feias ou bonitas,
Construtivas ou destrutivas
Contribuir para o registro
Da história
Da tragetória
Da vida
E, se abençoado eu for
Possa registrar na minha retina
A imagem maior do Amor

Senhor,
Que seja através da fotografia
Que eu consiga alcançar
O pão...
O alento...
A alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gatinho

Gatinho

Veja 10 dicas de fotografia digital

1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.


Fonte : (http://tecnologia.terra.com.br/interna)

Cotidiano Surpreendente

Cenas corriqueiras de grandes cidades, o interior de residências e paisagens surrealista compoem a obra do paulistano Boris kossoy,considerado o primeiro grande historiador da fotografia no Brasil. No livro Boris Kassoy:Fotografo, que acaba de ser lançado pela editora Cosac Naify, ele reve imagens capturadas entre 1955 e 2008. Professor,crítico e museólogo, Kossoy começou a fotografar aos 13 anos e tem fotografias expostas nas coleções permanentes da Pinacoteca do estado de São Paulo, do museu de arte conteporânea da USP e do MoMA- Museum of Modern Art de Nova York.

(Revista Gol - Linhas Aéreas).

Mundial de Areia - RJ

Mundial de Areia - RJ